terça-feira, 31 de março de 2009

CAPÍTULO 6 - Depravação Total

Laurence M. Vance - O Outro Lado do Calvinismo

Capítulo 6
DEPRAVAÇÃO TOTAL
O primeiro ponto do Calvinismo é a Depravação Total. E neste caso estamos de acordo com os calvinistas. O problema que temos não é com a doutrina da depravação em si, pois é uma doutrina bíblica. Nossa divergência com os calvinistas é com o que eles querem dizer quando eles dizem acreditar na Depravação Total. Os termos devem ser precisamente definidos antes que possam ser eficazmente usados. O primeiro artigo de fé para um mórmon é: Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho Jesus Cristo, e no Espírito Santo. Parece ortodoxo? Mas um pretexto de ortodoxia é apenas isso: um pretexto. Qualquer um que conhece o Mormonismo reconheceria imediatamente que sua profissão está em direta contradição com tudo que eles acreditam. Da mesma forma, quando um testemunha de Jeová alega crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus, ele não está denotando a mesma crença na Deidade de Cristo apoiada por qualquer Cristão. Além disso, o uso de palavras como “gay” e “liberal” devem ser qualificadas, para que um significado inteiramente diferente não seja dado a elas sem ser pretendido.
Agora, sobre o termo Depravação Total, não é difícil definir. Depravação é simplesmente “corrupção moral” – veja em qualquer dicionário. A palavra depravar vem do Latim depravare, que é composta do intensivo de, significando “completamente,” e pravus, significando “perverso.” Então, “completamente perverso” ou “totalmente depravado.” Todavia, os calvinistas insistem em prefixá-lo com a designação total. Agora, é possível dizer total e querer dizer que o homem é todo mau: fala, pensamentos, ações, etc. Ou, alguém poderia afirmar que toda a humanidade é má: raças, gêneros, idades, etc. Mas isso não serviria para um calvinista. Depravação Total para um calvinista não tem nada a ver com a natureza pecaminosa ou a condição caída do homem, embora ele irá enfatizar estas verdades. Quando um calvinista diz que ele crê na Depravação Total, ele está colocando uma cortina de fumaça, embora possa ser verdade, para encobrir o fato do que ele realmente acredita.

0 comentários: