terça-feira, 31 de março de 2009

De Agostinho à Reforma

Laurence M. Vance - O Outro Lado do Calvinismo
De Agostinho à Reforma
Embora os calvinistas sejam rápidos ao lembrar que as doutrinas da predestinação defendidas por Calvino remontam a Agostinho, eles carecem de partidários entre os dois. O próprio Boettner diz: “Desde a época de Agostinho até a da Reforma, muito pouca ênfase foi dada à doutrina da Predestinação.”[1] Custance explica que “a teologia agostiniana gradualmente foi enfraquecida pelos teólogos católicos romanos como um todo, que retinham somente sua ênfase na Igreja de Roma como o único veículo do relacionamento de Deus com o homem e o único canal de salvação.”[2] Após a morte de Agostinho, o Pelagianismo foi novamente condenado no Concílio de Éfeso em 431.[3] Entretanto, vários sistemas que tentaram se posicionar entre o Pelagianismo e o Agostinianismo continuaram a ser propagados. Estes têm sido chamados de Semipelagianismo e Semi-Agostinianismo.[4] É suposto que um “Agostinianismo moderado” tenha sido oficialmente adotado pelo Segundo Concílio de Orange em 529.[5] Mas para alguns homens durante a época entre Agostinho e a Reforma, o termo “moderado” não pode ser aplicado.

Há vários notáveis partidários da doutrina da predestinação formulada por Agostinho entre a época em que ele viveu e a Reforma. O mais referido, entretanto, pelos calvinistas, é Gottschalk, o monge alemão.[6] Gottschalk (c. 803-869) foi colocado por seus pais em um monastério desde cedo, mas quando ele chegou à maturidade e procurou deixar o monastério, lhe negaram e ele foi transferido para outro.[7] Aqui Berkhof diz que Gottschalk “encontrou descanso e paz para sua alma somente na doutrina agostiniana da eleição, e sustentou ardentemente uma dupla predestinação.”[8] Por isto ele foi intimado antes do Sínodo de Mainz (848) e “corajosamente professou sua crença em uma dupla predestinação, para vida e para morte.”[9] Gottschalk foi condenado e depois intimado antes de um outro sínodo. Desta vez ele não foi apenas condenado, mas deposto do sacerdócio, flagelado, e preso por toda a vida em um outro monastério.[10]

Um outro partidário da doutrina da predestinação de Calvino e Agostinho foi Thomas Bradwardine, uma vez Arcebispo de Canterbury. Bradwardine (c. 1290-1349) foi aclamado por seu conhecimento em teologia, matemática, e física como “Doutor Profundus.”[11] Ele foi apontado como o capelão do Rei Edward III (1312-1377) da Inglaterra e o acompanhou em suas campanhas ao continente.[12] Bradwardine não foi somente um vigoroso crente na predestinação, mas também acreditava que Deus “imutavelmente ordenou tudo que acontece, com Sua vontade como o instrumento para realizar Seus decretos.”[13] Ele foi excessivamente influenciado por Agostinho.[14] Ainda um outro predestinacionista foi Gregório de Rimini, assim chamado por ter nascido em Rimini, Itália. Gregório (c. 1300-1358) foi chamado de o “torturador de bebês” por suas opiniões sobre o destino dos infantes não batizados.[15] Ele também foi influenciado por Agostinho.[16] Não há dúvida que, apesar da reverência da Igreja Católica Romana a Agostinho durante a Idade Média, sua posição oficial esteve mais perto do Pelagianismo. Assim, os calvinistas relacionam um distanciamento das concepções de Agostinho sobre a predestinação e o livre-arbítrio como um movimento em direção a Roma. E como veremos, a mesma coisa é feita com a Reforma.

[1] Boettner, Predestination, p. 367.
[2] Custance, p. 37.
[3] Berkhof, History, p. 137.
[4] Schaff, History, vol. 3, p. 866; New Dictionary of Theology, s.v. “Semi-Pelagianism,” p. 636; Evangelical Dictionary of Theology, s.v. “Semi-Pelagianism,” p. 1000.
[5] New Dictionary of Theology, s.v. “Semi-Pelagianism,” p. 636.
[6] Custance, pp. 37-38; Boettner, p. 367.
[7] Schaff, History, vol. 4, p. 525.
[8] Berkhof, History, p. 141.
[9] Schaff, History, vol. 4, p. 527.
[10] New Dictionary of Theology, s.v. “Gottschalk,” p. 279.
[11] The Oxford Dictionary of the Christian Church, s.v. “Bradwardine,” p. 194.
[12] Gordon Leff, Bradwardine and the Pelagians (Cambridge: Cambridge University Press, 1957), pp. 2-3.
[13] Ibid., p. 206.
[14] Ibid., pp. 17, 111.
[15] George Park Fisher, History of the Christian Church (Nova York: Charles Scribner’s Sons, 1900), p. 226.
[16] The Oxford Dictionary of the Christian Church, s.v. “Gregory of Rimini,” p. 600; New Dictionary of Theology, s.v. “Gregory of Rimini,” p. 283.

0 comentários: