terça-feira, 31 de março de 2009

Definições

Laurence M. Vance - O Outro Lado do Calvinismo
Definições
O que o calvinista quer dizer quando ele professa crer em Depravação Total? A Confissão de Fé de Westminster, no Capítulo VI, intitulado “Da Queda do Homem, do Pecado e do seu Castigo,” declara da Queda de Adão e Eva:

II. Por este pecado eles decaíram da sua retidão original e da comunhão com Deus, e assim se tornaram mortos em pecado e inteiramente corrompidos em todas as suas faculdades e partes do corpo e da alma.

III. Sendo eles o tronco de toda a humanidade, o delito dos seus pecados foi imputado a seus filhos; e a mesma morte em pecado, bem como a sua natureza corrompida, foram transmitidas a toda a sua posteridade, que deles procede por geração ordinária.

IV. Desta corrupção original pela qual ficamos totalmente indispostos, adversos a todo o bem e inteiramente inclinados a todo o mal, é que procedem todas as transgressões atuais.

Isto certamente está conforme as Escrituras Sagradas, e algo com que qualquer cristão que crê na Bíblia concordaria.

Os calvinistas modernos definem Depravação Total em termos similares:

Depravação Total significa que o homem natural nunca é capaz de realizar o bem que é fundamentalmente agradável a Deus, e, de fato, pratica o mal a todo o momento.[1]

Queremos dizer por essa doutrina, então, que o homem é totalmente depravado, mau, e pecador por natureza em si mesmo, e por situação perante Deus. Esta natureza corrompida ele recebe na queda de Adão no pecado, e de Adão, e é evidenciada em toda a escolha e prática do pecado do homem, em que ele é como Adão.[2]

Quando os calvinistas falam do homem ser totalmente depravado, eles querem dizer que a natureza do homem é inteiramente corrompida, perversa, e pecaminosa.[3]

Mais uma vez, qualquer cristão crente na Bíblia concordaria com estas definições. Então qual o problema? O problema é que esta não é toda a história. Quando um calvinista fala sobre a Depravação Total, ele quer dizer muito mais do que estas descrições da depravação humana. Porque alguns calvinistas sentem que “o termo depravação total pode enganar e talvez diga mais sobre a condição pecaminosa do homem do que a Escritura permite,”[4] outros termos são às vezes usados para descrever a primeiro ponto do Calvinismo. Alguns preferem depravação “radical.”[5] C. Samuel Storms menciona depravação “persuasiva” ou “extensiva,”[6] ao passo que Sproul prefere a nova combinação “corrupção radical.”[7] Mas chamando a Depravação Total por estas outras designações nunca pode mudar o fato do que ela realmente é.

[1] Palmer, p. 13.
[2] Frank B. Beck, The Five Points of Calvinism (Ashland: Calvary Baptist Church, n.d.), p. 4.
[3] Steele e Thomas, p. 25.
[4] Storms, Chosen for Life, p. 34.
[5] Jewett, p. 15; Coppes, p. 56.
[6] Storms, Chosen for Life, p. 34.
[7] Sproul, Eleitos de Deus, p. 76.

0 comentários: