terça-feira, 31 de março de 2009

A Importância da Depravação Total

Laurence M. Vance - O Outro Lado do Calvinismo
A Importância da Depravação Total
A importância da Depravação Total para o sistema calvinista não pode ser subestimada. Sem ela, toda a TULIP é destruída, como Hanko diz: “Uma negação da depravação leva a uma negação da graça soberana. Esta, por sua vez, leva a uma negação da expiação limitada e a eleição incondicional. E a preservação dos santos necessariamente cai no meio do caminho.”[1] Engelsma é mais direto: “Negue esta doutrina, e todo o sistema calvinista é demolido.”[2] E não somente a TULIP, pois Hanko além disso insiste que “se esta verdade é negada, suavizada, enfraquecida em qualquer aspecto, torna impossível preservar qualquer verdade da Palavra de Deus.”[3] Depravação Total é um dos três pontos essenciais do Calvinismo, os outros dois sendo a Eleição Incondicional e a Graça Irresistível. Estes três pontos são a essência do sistema calvinista. A negação dos outros dois pontos, a Expiação Limitada e a Perseverança dos Santos, não afeta a premissa básica do Calvinismo.

Mas adicionalmente, a Depravação Total é também a fundação do sistema calvinista. Gerstner afirma que “a maioria dos problemas que as pessoas têm com a doutrina da predestinação realmente não são problemas referentes à predestinação mas problemas referentes à depravação total.”[4] Ele também nos informa que “qualquer um que perceba e creia que o homem está completamente depravado e apesar disso seja salvo, necessariamente acreditaria que ele foi eleito para salvação.”[5] A Depravação Total necessita das doutrinas da Eleição Incondicional e da Graça Irresistível. Se todos os homens são incapazes de se arrepender e crer no Evangelho, então logicamente segue que, se qualquer um deles for salvo, Deus precisa primeiro determinar quem são eles (Eleição Incondicional) e então “irresistivelmente” superar sua “incapacidade” (Graça Irresistível) para que eles possam se arrepender e crer no Evangelho. Então, se a Depravação Total for verdadeira, então não há nada que possa fazer exceto invocar Lm 3:26 por toda a vida:

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor (Lm 3.26).

Se a doutrina calvinista da Depravação Total for verdadeira, tudo que alguém pode fazer é ter esperança de ser o objeto da Eleição Incondicional, e se for, então em silêncio esperar por Deus salvá-lo pela Graça Irresistível. Simples assim. Mas de modo oposto, se for provado que a Depravação Total é falsa, o resto dos cinco pontos do Calvinismo enfraquece. Se o homem não tem capacidade, então ele pode ser salvo sem os outros pontos, da Eleição Incondicional e da Graça Irresistível. Por dizerem que a Incapacidade Total é o resultado da Depravação Total, um estudo da depravação do homem é necessário antes de uma análise da implicação teológica calvinista dela.

[1] Hanko, Total Depravity, p. 23.
[2] Engelsma, Confessional Calvinism, p. 103.
[3] Hanko, Total Depravity, p. 23.
[4] Gerstner, Predestination, p. 11.
[5] Ibid., p. 12.

0 comentários: