sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Todos Podem Ser Salvos pela Fé



Robert E. Picirilli





Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Rm 22, 23

A terceira grande verdade que Paulo nos ensina sobre o método de justificação é que ele está gratuitamente e igualmente disponível a todos. Todo e qualquer um que crê tem acesso a essa “justiça de Deus” graciosamente proporcionada.

1. O ponto desta igualdade está especialmente claro em 22b: “para todos e sobre todos os que creem.” Note a ênfase com a repetição. Embora Paulo não diga exatamente assim, seu ponto é que judeu e gentio tem igualmente acesso à justiça de Deus na mesma base.

2. A razão para esta igualdade está igualmente clara em 22b e 23: “Não há diferença. Porque todos pecaram.” A evidência desta conclusão foi atestada tão bem na primeira parte de Romanos. Lá Paulo provou claramente que todos são pecadores. Se todos são pecadores, então todos devem alcançar a justiça pelo mesmo método, a fé. Uma pessoa que não fosse pecadora poderia ser salva por suas próprias obras, mas o próprio fato que ela pecou elimina essa possibilidade para ela. A única esperança de um pecador está em algo diferente dele mesmo. Tal provisão foi feita por Deus por intermédio de Cristo, e a fé é a exigência para essa provisão ser aplicada. Dessa forma, qualquer um e todos podem vir pela fé a Jesus e receber a justiça como uma dádiva.

A ligação entre os versículos 22 e 23 é muito precisa. Não há diferença nos homens (todos são culpados), da mesma forma não há diferença na provisão (todos são convidados). Esta é uma importante confirmação de nossa doutrina da expiação universal. A provisão de Deus é tão universal quando o pecado do homem!

O versículo 23 é um depoimento bem conhecido da universalidade do pecado. Suas construções gramaticais são importantes. No grego “todos pecaram” é uma expressão indefinida que compreende a história de toda raça humana em uma única e ampla extensão: “Todo homem peca” – é o que ela significa. A segunda parte, “destituídos estão da glória de Deus,” é um tempo diferente, e significa “permanecer em falta.” Esta expressão retrata o frustrante fracasso que é repetido diversas vezes pelo homem quando em vão ele permanece tentando alcançar a justiça por seus próprios esforços. O primeiro é mais positivo: O pecado é uma violação do padrão de Deus. O segundo é mais negativo: Os melhores esforços do homem deixam de atingir a medida que Deus requer.

Fonte: Romans, p. 60

Tradução: Paulo Cesar Antunes



0 comentários: