terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sobre o Grão de Mostarda






"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." Mt 13.31,32


Para começar gostaria de apresentar-lhes o momento histórico no qual o Senhor Jesus apresentou a parábola da semente de mostarda.


O povo de Israel estava prisioneiro do poder romano e as profecias falavam da libertação de seu jugo. Os judeus esperavam no cumprimento da profecia, o reino de Deus, a vinda do libertador; só que tinham eles um conceito errado de como o libertador apareceria, o aguardavam como um guerreiro dirigindo suas hostes militares para derrotar o Império Romano e estabelecer o reino de Deus nesta terra. Eles esperavam um reino de luxo, de luzes e de glórias terrenas.


Quando o Senhor Jesus apareceu, veio de um modo que contrariou suas expectativas. Surgiu como uma criança indefesa, nascido numa manjedoura, rejeitado e desprezado pelos homens. Não era esse o tipo do libertador dos anseios do povo judeu.


Então, já adulto, o humilde carpinteiro passou a convocar homens para fundar Seu reino nesta terra. Chamou pescador, cobrador de impostos entre outros; formado um grupo de doze homens, começaram segui-lo, temerosos e perguntando-se: "Será que estamos tomando a decisão correta?" "Será que estamos acertando deixando o nosso trabalho, que é a fonte do nosso sustento, para arriscar o nosso futuro com alguém que prega o reino de Deus, mas sem aparato do mesmo?"


O Senhor Jesus observou a dúvida que martelava o coração dos seus discípulos, e então apresentou a parábola da semente de mostarda; querendo dizer que o reino de Deus pode parecer pequeno no início, mas que crescerá como uma árvore que um dia as aves do céu chegarão para se aninhar nela.


O Senhor Jesus apresenta seu reino, muitas vezes, de uma maneira completamente diferente de como os homens esperam que seja. Ele diz, por exemplo, que: "Mas o maior dentre vós será vosso servo." (Mateus 23:11)

Ninguém quer, em nossos dias, ser o menor. Todos querem ser os maiores, mas o Senhor Jesus coloca uma filosofia contrária a filosofia dos homens. "... o maior entre vós seja como o menor; e aquele que governa seja como o que serve." (Lucas 22:26)

Em nossos dias, ninguém quer ser servo, mas quem quer participar do reino de Deus tem que estar disposto a servir se quer ser o primeiro.

O reino de Deus é comparado sempre a coisas pequenas. A morte é vida no reino de Deus. Aquele que quer encontrar a realização pessoal tem que renunciar a si mesmo. Vivemos em dias quando todo mundo quer tudo para si. Jesus vem e diz: "... Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue..." (Mateus 16:24)


Jesus está dizendo que se você quiser participar do reino de Deus tem que andar na contramão desta vida. Não combina com a filosofia dos homens. Os homens, para vencer, matam. Cristo para vencer, morre. Os homens para se realizarem, pisam, humilham. Cristo para se realizar, renuncia a Si mesmo. O reino dos homens é feito de luzes, pompa, luxo, poder e forças militares. O reino de Deus é como a semente de mostarda, pequena e menosprezada.

Você quer participar do reino de Deus? Tem que pedir a Deus que mude sua maneira de pensar. Tem que estar disposto a ser enterrado como o grão de mostarda para renascer, para quebrar a crosta da terra e ressurgir para uma nova vida.


Você quer participar do reino de Deus? Não tenha medo quando as pessoas rirem de você, fizerem pouco caso ou o ridicularizarem por causa de sua fé. Não tenha vergonha quando o humilharem, quando porventura, tiver de perder o emprego por causa de teus princípios cristãos, quando tiver que ser honesto em meio a um mundo corrupto. Não tenha medo, pois o reino de Deus sempre andará na contramão da vida.

Ao apresentar a parábola da semente de mostarda o Senhor Jesus está falando de três coisas:


Primeira: a certeza do Seu reino;


Segunda: o crescimento do Seu reino;


Terceira: a universalidade do Seu reino.

Quero analisar, em primeiro lugar, a certeza do Seu reino. Em Mateus 12:28, o Senhor Jesus disse: "Se, porém, eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós."


O que Ele está querendo dizer é que onde Jesus entra, onde Seu reino se estabelece, as forças do inimigo tremem, o inimigo foge, não pode suportar a presença do Senhor Jesus. Ele é a vida e onde entra a vida, a morte não tem mais lugar. O diabo pode ferir seu corpo, mas não pode ferir sua alma. Pode matar o seu corpo, mas não pode matar a esperança da vida eterna.

O grão de mostarda é o símbolo da certeza do reino de Deus. Quando a semente é enterrada, passa um dia, passam dois, três dias e parece que nada acontece, parece que tudo acabou. Se porventura você abrir a terra vai encontrar a semente apodrecida, vai pensar: "acabou mesmo." Mas o que você não sabe é que para que brote nova vida é preciso que essa semente seja enterrada e que apodreça e então, de onde parece que não há mais esperança, brota uma nova planta com nova vida, para produzir muitos frutos.


O Senhor Jesus morreu na cruz do Calvário. E quando Ele morreu, o diabo pensou que tinha vencido: "Morreu, eu O matei!" Mas no terceiro dia, Jesus ressuscitou e estabeleceu para sempre o Seu reino.


Queridos, os homens podem destroçar os nossos sonhos por um dia, dois dias talvez, mas ao terceiro dia nossos sonhos ressuscitarão. Os homens podem humilhar-nos por causa de nossa fé, na sexta-feira, no sábado, mas chegará ao domingo e nós seremos glorificados no conceito do reino de Deus; os homens podem ferir nosso corpo por um dia, dois dias, mas ao terceiro, nós seremos curados. Esta é a promessa da semente da mostarda. E tem algo mais, quando você pensa que a mostarda desapareceu, acabou e que a semente apodreceu, ela lhe dá uma grande surpresa: a vida renasce de dentro da tumba.


Por Eduardo Jr. (Carlos Eduardo Mariano Junior - Edu)

0 comentários: