sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pós-Calvinismo: 5. Pecado



Scot Mcknight



No final das contas, as questões nas Passagens de Advertências em Hebreus se resumem a (1) com que pecado o autor está tão preocupado e (2) quem é a audiência. Nesta mensagem, irei analisar o pecado que o preocupa.



Todos concordamos (geralmente) com as consequências expressas e a exortação à perseverança. Mas o pecado não é tão suscetível de acordo.


Quando dava aulas sobre estas passagens, eu descobria que a maioria dos estudantes concordava comigo sobre isto. Posso também dizer que a questão da natureza deste pecado me incomodava e incomoda muitos outros.


A lista das palavras que o autor usa para este pecado nas Passagens de Advertências é longa, e eu quero apresentar uma listagem bastante completa exatamente para sermos justos com o texto e dessa forma podermos ter uma melhor visão daquilo com que estamos tentando lidar.


2.1: desviemos
2.2: transgressão
2.2: desobediência
2.3: não atentarmos para uma tão grande salvação
3.8: endureçais os vossos corações
3.8: provocação
3.8-9: tentação
3.10: erram em seu coração
3.10: não conheceram os meus caminhos
3.12: coração mau e infiel
3.12: se apartar do Deus vivo
3.16: provocaram
3.17: pecaram
3.18: desobedientes
4.1: fica para trás
4.2: nada lhes aproveitou… não estava misturada com a fé
4.11: caia
5.11: negligentes
6.6: recaíram
6.6: de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério
10.25: não deixando a nossa congregação
10.26: pecarmos voluntariamente (cf. Nm 15.22-31)
10.27: adversários
10.28: Quebrantando
10.29: pisar o Filho de Deus
10.29: tiver por profano o sangue da aliança
10.29: fizer agravo ao Espírito da graça
10.35: rejeiteis a vossa confiança
10.39: se retiram
12.1: pecado que nos rodeia (isso faz parte? – não sei ao certo)
12.3: não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos
12.5: esquecestes da exortação
12.15: se prive da graça de Deus
12.15: raiz de amargura (?)
12.25: rejeiteis ao que fala
12.25: nos desviarmos


Uma lista imponente, sem dúvida alguma. Devemos observar que o autor escolheu evitar um único termo para este pecado. Alguns destes termos são mais metafóricos que outros, mas quando os estudamos corretamente, eu acredito que podemos dizer o seguinte:


O pecado que o autor está alertando é uma rejeição intencional do Deus trino – Pai, Filho e Espírito – e uma denúncia notória dos padrões morais deste Deus. Este pecado é deliberado. (Ele não surpreende a pessoa quando ela menos espera.) Em segundo lugar, ele é trinitário. Em terceiro lugar, é manifestamente moral.


(Para muitos, este pecado é o retorno ao Judaísmo. Há muito pouca evidência para isto, e muitos estão sabiamente dizendo hoje que o autor está preocupado com quem eles estão abandonando, e não para onde eles estão se dirigindo.)


O termo que eu prefiro para este pecado em Hebreus é apostasia. Este é um pecado cometido por aqueles que são cristãos – e amanhã irei escrever sobre o que isso pode significar. Este pecado é o abandono da fé cristã, de uma ativa confiança em Jesus Cristo, etc. Fico impressionado (exegeticamente, não moralmente) com 10.29: estas pessoas “zombam” (insolência é uma boa tradução aqui) de Cristo. Isto não diz respeito àqueles que “se perguntam” se cometeram este pecado; é algo que estas pessoas sabem que cometeram e estão orgulhosas disto.


Em resumo, novamente, uma síntese das Passagens de Advertências lança luz para entendermos a questão.


Isto irá nos ajudar a entender a audiência? Penso que sim. Foi esta questão e a resposta de meus estudantes a ela que mais me surpreendeu.


Fonte: http://www.patheos.com/community/jesuscreed/2005/08/01/post-calvinism-sin/


Tradução: Paulo Cesar Antunes


Vi no http://www.arminianismo.com/




0 comentários: