sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Arminianismo é mais consistente com a Palavra de Deus

Graça e paz a todos!




Amados irmãos eu gostaria muito que os irmãos reformados, calvinistas, presbiterianos ou que se enquadrem em quaisquer outros grupos que discordam do semipelagianismo e do arminiansmo expusessem suas idéias a respeito do que discorro a seguir.



O meu intuito é aprender sempre e, em muitos blogs e foruns calvinistas os comentários para os arminianos posuem classificação zoológica e não Teológica.



Sei que aqui pela democracia do espaço, (forma) que nos é permitida pelo Semeadores e pelo alto nível dos participantes (conteúdo) poderemos expandir nossos conhecimentos (conceitos) para podernos ser edificados e melhor glorificar o nosso Senhor Jesus Cristo (Aplicação)

Eu só peço a quem me replicar que por farvor, não coloque textos de terceiros, ou grandes partes de escritores reformados e calvinistas, pois enfadaria os que lêem e desfocaria do objetivo prinicipal do debate, pois para mim as opiniões dos irmãos registradas pelos próprios irmãos com suas palavras me faria crer que o calvinisnmo não é apenas um grande numero de servos mudos que obedecem um sistema totalitário de segregação cristã



Ficarei muito honrado pela participação dos irmãos expondo suas convicções e não espelhando as convicções de ilustres pensadores do passado, os quais respeito muito, mas, não me convenceram, (por isso seus textos aqui são desnecessários), entre eles cito John L.Dag pelo qual nutro uma admiração profunda e também Louis Berkhof e John D.Davis, entre outros. Basta citá-los, por favor.



Pois a maior caracteristica de um rio é a contínua fluência de suas águas e não os limites de seu leito. (By my self) Muitos calvinistas somente ecoam e reverberam o que escritores do passado afirmaram, pouco ou quase nada explicam moldando seus sistemas em 1Pe.3:15 de forma convincente e cristã, pois em determinado momento da discussão abandonam os elementos do Fruto do Espírito e revelam o que de fato está em seus corações. Não estou aqui por outro motivo qualquer que não seja o de aprender, pois confesso, sei que o calvinismo é uma visão aprimorada do agostinianismo. Agostinho de Hipona (Santo Agostinho 354-430 dC) falava sobre eleição e predestinação. João Calvino duzentos anos depois incorporou a ideia a uma teologia determinista exacerbadamente dogmatica.



Sinceramente não creio que muitos irmãos me replicarão, porém espero estar enganado:



AD MAJORIAN DEI GLORIAN



SUCINTAMENTE REGISTRO AQUI PORQUE O CALVINISMO ME CONFUNDE



1) Permeia a teologia bíblica as três obras de Deus. A Criação, a Redenção e a Provisão. Nelas não há o menor vestigio de que Deus destrua nada do que foi criado e definido como "seres morais" (anjos e humanos) Deus é sempterno, não tem começo nem fim, os seres morais tem começo, mas não tem fim, são eternos ou num estado de gloria ou num etado de castigo eterno.



2) A execução das três obras é temporal e cronológica. A revelação diz antropomorfica e ontologicamente que a Criação vem em primeiro lugar, depois a redenção e por ultimo a provisão. Mas na ECONOMIA DA TRINDADE não é assim. A primeira obra planejada E EXECUTADA foi a Redenção. Jo.17:5; Ef.1:4;1Pe.1:20; Ap.13:8. A segunda foi a da criação e a terceira a da Provisão.



3) Além do que está revelado na PPD (Poderosa Palavra de Deus) o que de Deus podemos saber. E a revelação nos informa que o Ser de Deus possui em sua essência e pleroma vários atributos, que alguns dogmaticos definem como absolutos por pertecerem ao Ser de Deus e outros definem como relativos por serem também encontrados em suas criaturas morais. O que nos importa aqui é que esses atributos são: Amor, Justiça e Santidade. Para não me alongar muito nesse ponto, para mim e para os arminianos o calvinismo limita não somente as obras de Deus como tambem seus atributos. Eu sequenciei as expressões: "para mim" e "para os arminianos" justamente porque não me considero arminiano na acepção da palavra, mas aceito que o termo implicite as ideias com as quais eu compartilho e me fortaleço na fé.



4) Somente essa preciosa informação corrobora com 1Pe.1:2 que diz:

"...eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas". Esse versículo é apenas um dos muitos que são refutados pelos calvinistas por definirem eles que o substantivo presciência aqui signifique preordenação.



5) Para mim a Eleição e a Predestinação de fato existem como a Biblia as revela e o seu entendimento transcende a limitação humana que crê que Jesus Cristo morreu apenas para os que ouviram falar dele e o aceitaram. Para mim a morte de Jesus não cobre somente o período eclesiastico. Para mim o MINISTÉRIO do nosso senhor e salvador JESUS CRISTO cobre os tres estágios da morte, retrospectiva, perspectiva e hodiernamente. De forma bem sucinta e fazendo uso do primeiro ponto do calvinismo para com ele refutar o sistema todo, particularmente creio que quanto a cobertura (expiação) da morte de cristo retrospectivamente cito o exemplo de Enoque que foi trasladado para as regiões celestiais somente porque Cristo ja havia sido morto antes mesmo da fundação do mundo. Hodiernamente vivemos no tempo da graça ou como alguns chamam e por não afetar a revelação creio que o termo seja aplicavel, dispensação da graça. E perspectivamente a cobertura (expiação) de Cristo salvará tambem os do milênio que não precisarão nem de fé e nem de Biblia para serem salvos.



6) Pouquissimas pessoas abordam os três aspectos (estágios) da morte e se limitam ao período da Igreja. Gravissimo erro. Haverá salvação no milênio, isso é fato. Haverá tambem pecado e condenação, Is.65:20. Mas a fé é somente para a Igreja justamente pelo que define seu conceito. ....Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas QUE NÃO SE VÊEM. Hb.11:1.



7) Que fascinante! No milênio NÃO haverá fé, pois todos verão Jesus reinando. (VEJAM O GRIFO ACIMA) E, por conseguinte não haverá mais a biblia nem a pregação da PPD. E os que serão salvos no milênio já estão eleitos segundo o calvinismo? E os que pecarem? Registro aqui que jamais encontrei literatura calvinista que extrapola os limites eclesiasticos quanto ao seu tempo e seu espaço.



Elaborando....



1) Tanto o Calvinismo como o Arminianismo são o que eu defino como PERIFERIA DA REVELAÇÃO. Não são o CERNE DA REVELAÇÃO BÍBLICA.



2) O CERNE é o que alisto abaixo e que no primórdio da história da Igreja era conhecido como KERIGMA



2a) Ouvir a Palavra de Deus

2b) Reconhecer o estado de miséria sem a graça de Deus (fé e regeneração)

2c) Aceitar a salvação pela graça de Deus (confissão pública)

2d) Confessar os pecados e abandona-los (arrependimento)

2e) Batizar-se quando possível e se possível. (nascer da água)

2f) Viver uma vida santa, piedosa e obediente a Palavra de Deus (santificação)

2g) Amar o próximo e exercer a comunhão entre os irmãos (exercio do amor)

2h) Evangelizar os que estiverem ao alcance (serviço cristão)

2i) Perseverar até o fim esperarando a vinda de Cristo (perseverança)



3) Apresento aqui duas situações que corroboram a idéia de que o calvisnismo como sistema teológico é um dogma incompleto em comparação com o arminianismo e me confunde muito.



1º caso - Primeira situação



3a) Pessoas extremamente humildes, pobres e analfabetas vivem o evangelho pleno (o autêntico comportamento kerigmatico) sem quaisquer conhecimentos acerca da teologia dogmatica e doutrinária. Elas ouvem, acreditam, se convertem e simplesmente vivem, perseveram e morrem na fé. Seriam elas atraidas pela graça irresistivel? Não creio, pois se assim fosse elas o saberiam e não enfrentariam tantas dificuldades no curso de suas vidas que as impelissem ao contrário. A vitória delas e de todos os que agem assim foi e é possível mediante o uso da fé como faculdade espiritual e superior (mente de Cristo) as demais meramente humanas (intelecto, sentimento e volição). O homem não é simplesmente atraído por uma força poderosa que os calvinistas definem como graça irresistivel. O homem é transformado de fé em fé até atigir a estatura de varão perfeito, fazendo uso da mente de cristo, ou seja caminha deliberadamente para o encontro do seu senhor e salvador cônscio de seus atos. A fé deve ser obedecida deliberadamente e não peremptoriamente como que por imposição divina. Rm.1:17; Rm.5:1; Rm.12:1-3; Ef.4.10-15; Tg.2:26, podendo a qualquer momento deliberadamente disistir. Lc.14:33-35; Hb.6:4-6; Hb.12:1, Ap.2:10,3:11



3b) Ao meu ver a graça irresístivel suprime a revelação Bíiblica dos galardões. Se o eleito é atraido irresistivelmente para Deus de forma compulsória, por que heveriamos de exercer o altruismo por deliberação pessoal com motivos sinceros de louvor a Deus, ação de graças e envolvimento com o reino dos céus? Mt.6:33. A deliberação pessoal em seguir a Cristo é fundamental. Mt.13:45-46.



3c) Quanto aos kerigmaticos analfabetos, não estou aqui fazendo apologia a nenhuma alienação. Mas, não é segredo para ninguem que as igrejas reformadas, as chamadas TRADICIONAIS como a Batista, a Presbiteriana, e outras episcopais reformadas seguem os ensinos calvinistas. As Pentecostais e neopentecostais seguem o arminianismo. O interessante é que nem nas reformadas nem nas pentecostais se dá enfase a isso, ou seja, nas reformadas até se encontra alguem que associe o calvinsmo as suas igrejas e nas pentecostais aproximadamente 95% desconhecem ambos os termos. Por isso que tais dogmas são secundarios, sequer necessitam de aprovação dos que eventualmente o seguem.



3d) Tenho perfeita ciência que o calvinismo como sistema teológico o é, independentemente do conhecimento dos que nele se enquadram, assim, tanto faz se as pessoas são graduadas ou analfabetas, ele o sistema sempre será o que se propõe a ser. O problema do calvinismo é a segregação dos que o seguem intelectual e deliberadamente com os que não o seguem. Somente esse fato o caracteriza como dogma em sentido contrário a Podrosa Palavra de Deus.



3e) Os maiores inimigos da Igreja primitiva eram o estoicismo, o epicurismo e o gnosticismo. O calvinismo exacerbado pode ser comparado em essencia ao ultimo, pois exige o conhecimento do que a propria bilbia designa como secundário.



2º caso - Segunda situação



3d) A melhor maneira de se entender qual dos dois sistemas é o mais próximo da revelação biblica é contextualizar ambos com as vidas de Jesus e dos apóstolos.



É simples. ISSO É MUITO SÉRIO, PELO MENOS PARA MIM....LEIA COM ATENÇÃO, POR FAVOR



Imaginemos Jesus Cristo CALVINISTA no jardim das oliveiras.



...Pai, eu desejo que afaste de mim esse cálice....Mas eu não posso ter vontades. Tu determinaste que eu morresse pela humanidade e eu não tenho escolha e assim eu farei.



Imaginemos Jesus Cristo ARMINIANO na mesma situação.



....."E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." Mt.26:39

Ou seja, sem nenhuma mudança.

Imaginem o Senhor Jesus CALVINISTA no monte das oliveiras na seguinte ocasião:

....Infelizmente eu gostaria de rogar a meu Pai, para que Ele me mandasse agora mesmo mais de doze legiões de anjos, mas não posso faze-lo porque tudo está determinado"

Imaginemos Jesus Cristo ARMINIANO na mesma situação.

"...Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos? Mt.26:53".

Ou seja, mais uma vez, sem nenhuma mudança, sem quaisquer alterações no texto revelado.

Pode-se inferir a mesma coisa se confrontarmos o calvinismo com situações vividas pelos Apóstolos.

O ARMINIANISMO é o que mais se aproxima da DOUTRINA BÍBLICA REVELADA, a despeito de ser dogmático como o calvinismo.



1) Alguem até pode me indagar. "Mas o que tem a ver o calvinismo ou o Arminianismo com nosso Senhor Jesus Cristo ou com seus Apóstolos?" A resposta é simples e sucinta. Jesus Cristo é o autor e consumador da fé. Hb.12:2a. Como Deus Ele a criou, a elaborou e como homem Ele a experimentou, a sancionou, a homologou e definitivamente a aprovou. Jesus disse que beberíamos do cálice que ele bebeu e se os calvinistas pensam o contrário do que exponho aqui de que os sistemas “calvinismo” ou “arminianismo” ou outrois “ismos biblicos quaisquer” so se aplicam aos salvos e não ao salvador ta sistemas são NULOS PER SI segundo Mt.26:39 e Mat.26:53



2) Se a salvação é pela fé no periodo eclesiastico, é mais do que obvio que as ideias tanto de Calvino como as de Jacó Arminio devem estar implicitas em todas as atitudes de Jesus Cristo em seu ministério terreno.



3) Seria intolerável acreditar que um SISTEMA TEOLÓGICO COMO O CALVINISMO relacionado a CRISTOLOGIA, SOTERIOLOGIA E A HAMARTIOLOGIA nada tivesse a ver com Cristo ou não fosse experimentado e sancionado por Ele, isso seria o maior absurdo entre as afirmações calvinistas.



4) É POR ISSO QUE REITERO. O ARMINIANISMO, NÃO COMO DOGMA, MAS COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO, É O QUE MAIS SE APROXIMA DA DOUTRINA CRISTÃ REVELADA. Não descarto dois pontos dos cinco pontos calvinistas. Creio que a depravação total e a perseverança dos santos são de fato reveladas na PPD. Reiterando o que afirmei acima, a perseverança dos santos não em molde totalmente monergista e sim sinergista na maioria dos casos.

Alem do que no mundo em todas as eras existem os autênticos filhos do diabo. Não estou aqui aplicando o silogismo biblico aos que não aceitam o evangelho. Estou falando de filhos mesmo, na acepção da palavra. O diabo tem filhos no mundo e ninguem sabe, provavelmente nem ele, pois segundo Jesus o diabo só sabe das coisas do homem e desconhece as coisas de Deus.

Encerrando deixo algumas questões deveras simplices para os irmãos:



1) - Quando uma pessoa confessa (popularmente aceita Jesus), ou seja, se decide publicamente num culto em lugar fechado ou aberto ou simplesmente sozinha em sua casa ela tem de imediato seu nome escrito no Livro da vida ou o seu nome já estava lá escrito pela eleição e predestinação?



2- Se o monergismo é a plena atuação de Deus Pelo Senhor Espírito Santo na vida dos eleitos, sem que o salvo tenha sequer a minima possibilidade de decidir alguma coisa, como explicar a declaração de Jesus a Nicodemos de que o novo nascimento (regeneração) se dá pela Agua e pelo Espirito, sabendo que água aqui se refere ao batismo e muitos se batizam quando bem entendem?



3) Se há uma eleição baseada em decretos divinos e por conseguinte uma expiação limitada, por que o Senhor Espírito Santo precisa convencer o mundo do pecado da justiça e do juizo e se o Todo Poderoso Senhor espírito Santo opera por grça irresistível, por que o Apóstolo Paulo pede pra que não extingais o Espírito em 1Ts.5.19?



4) Agora deixo a questão mais complicada e em nenhum lugar encontrei argumentos calvinistas que a desacreditem. Se o calvinismo afirma categoricamente que no homem não há nada que mereça a salvação de Deus, por que o próprio Deus ao amaldiçoar a familia de Jeroboão afirmou que Abias seu filho seria o único a ser poupado da maldição porque nele havia coisa boa aos olhos do Senhor? 1Reis 14.1:13



Toda Glória a Deus


Gilberto de Andrade Monteiro


São José dos Campos - SP
 
 
Vi no http://www.arminianismo.com/forum/viewtopic.php?f=16&t=725#p10682

0 comentários: