terça-feira, 3 de abril de 2012

A Reação do Cristão



Watchman Nee




Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5:48

Pelo menos a metade, senão mais da nossa vida, é feita de reações. As pessoas falam e nos sentimos alegres; isto é reação. Elas falam e ficamos zangados; isto é reação também. Alguém faz uma certa coisa e nós a consideramos errada; isto é reação. Alguém faz algo contra nós, e então perdemos a paciência; isto também é reação. Ficamos irritados quando nos provocam, nos defendemos quando nos entendem mal, suportamos quando maltratados; tudo isto é reação. Analisando nossa vida, parece que mais da metade dela é vivida em reações.

O Ensinamento do Senhor no Monte

Como reagiam as pessoas no Velho Testamento, sob a dispensação da lei? Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Mateus 5:38. Esta passagem é bastante simples; ela fala de reações. Se alguém ferir o meu olho, eu ferirei o olho dele; se alguém quebrar o meu dente, eu farei o mesmo com ele. Eu faço algo porque você faz alguma coisa – isto é reação. O Velho Testamento, sob a lei, apresenta este tipo de reação.

Os cristãos do Novo Testamento, entretanto, têm um tipo de reação diferente. O Senhor diz: Eu porém vos digo: não resistais ao perverso (v. 39). A nossa reação deve ser diferente, não devemos resistir às pessoas más.

As palavras do texto, a seguir, são famosas e três questões, ali, são levantadas: Mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. (v. 39-41). Você percebe que a face esquerda, a capa e a segunda milha são reações cristãs? A face direita, a túnica e a primeira milha são obras do homem. O que o homem pede é a primeira milha, mas a reação cristã é a segunda milha. O que as pessoas pedem é a túnica, mas damos uma capa a mais. O que as pessoas procuram é a face direita, mas respondemos dando a face esquerda também. Esta passagem em Mateus nos diz que nós, os cristãos, precisamos ter um tipo diferente de reação.

O que é reação cristã? Não deveríamos ter necessidade de que nos falassem sobre isso, já que somos cristãos há muito tempo. Seria melhor se no início da nossa vida cristã aprendêssemos como o Senhor deseja que reajamos, pois não podemos ser bons cristãos a menos que tenhamos as reações certas. Como podemos reagir contra a nossa natureza, isto é, contra a vida natural que Deus nos deu, e alcançar o padrão cristão colocado por ele? Esforcemo-nos, portanto, para que nossas reações sejam apropriadamente cristãs. Não podemos dizer que somos cristãos e, contudo, reagir da mesma maneira que o mundo.

Antes de nos tornarmos cristãos, tínhamos nossas próprias reações. Não devemos agora reagir como no passado, pois precisamos reagir como instruídos pelo Senhor.

Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. (v. 42). Tudo isso é reação. Se alguém pedir algo a você, dê a ele o que é pedido. Se alguém deseja pedir-lhe emprestado, não o mande embora, a menos que você não tenha nada que possa dar.

Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. (v. 43). Essas são as reações daqueles que estão sob a lei. Se você é meu próximo, minha reação é de amor; mas se você é meu inimigo, minha reação é de ódio.

Eu porém vos digo: Amai os vossos inimigos. (v. 44). A reação do cristão é diferente; ele é seu inimigo, mas você o ama. E orai pelos que vos perseguem. A intenção dele é de me perseguir, mas minha reação é orar por ele.

Para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e vir chuva sobre justos e injustos. (v. 45). Essas são as reações de Deus. As reações dele permanecem constantes. Ele não usa de reação negativa com os homens.

Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? (v. 46). Qual é a recompensa se amarmos aqueles que nos amam? Os publicanos se comportam da mesma forma. Tal reação fácil e barata é a mesma dos publicanos.

E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? (v. 47). Eu e ele somos irmãos, portanto o saúdo; mas se existe alguma coisa negativa entre nós, nem mesmo ouso falar com ele. Posso, dessa forma, considerar-me diferente dos gentios? Tal reação é tão baixa quanto a dos gentios.

Portanto, sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso pai celeste. (v. 48). Isso quer dizer que em relação à reação precisamos ser semelhantes a Deus.

Essa passagem trata exclusivamente da reação cristã. Se resolvermos o problema das reações, resolveremos mais da metade de nossa vida cristã, pois reagimos mais do que agimos.

As reações do homem quanto aos problemas comuns podem ser divididas em três níveis: primeiramente, o nível da razão; em segundo, o nível da boa conduta; em terceiro, o nível da vida de Deus. Aquele que vive no nível da razão reagirá emocionalmente e com raiva; o que vive o nível da boa conduta reagirá pacientemente; mas o que vive a vida cristã reagirá segundo o coração de Deus.

O que é melhor: bater ou ser espancado? Se fôssemos espancados hoje por um irmão, sabe o que ele nos estaria dando? Uma excelente oportunidade que não poderia ser melhor – a de crescermos como cristãos.

Em geral as pessoas pensam que o mais forte é aquele que espanca os demais; digo, porém, que forte é aquele que é capaz de ser espancado sem revidar. É forte porque pode dar a sua face esquerda sem espancar a si mesmo. Quanto maior a pressão, mais forte é o poder da manifestação da vida de Deus.

Fonte: Não Eu, mas Cristo. Editora Tesouro Aberto









0 comentários: